Farmcode vai às escolas

PROCESSO PEDAGÓGICO FARMCODE

Como pode uma fusão entre tecnologia e produção alimentar autónoma à escala local consciencializar e educar para práticas alimentares mais saudáveis e sustentáveis?

A implementação de atividades integradoras relacionadas com a abordagem STEM, permite que as crianças sejam desafiadas a planear, criar e desenvolver projetos que poderão estar relacionados com o seu dia-a-dia.” (Silva, 2017)

Processo Pedagógico Farmcode

O processo educativo Farmcode foca-se essencialmente em métodos pedagógicos ativos, interativos e interrogativos que promovem a autonomia, motivação e criatividade dos alunos individual e coletivamente de modo a fundir tecnologia e produção alimentar à escala local.

Tem também como objetivos a participação das famílias e da comunidade, partindo de um conjunto de desafios e missões ligadas ao ambiente e à sustentabilidade que cruzam vários temas.

No Farmcode, acreditamos nas vantagens da utilização da abordagem STEM e hands-on na educação infantil. Esta é uma abordagem que se deve centrar na criança e no projeto ou problema que existe que está na base da atividade. 

A resolução de problemas fornece às crianças a oportunidade de mobilizarem as suas capacidades no decorrer do processo de investigação, tais como o raciocínio, questionamento, representação e justificação das suas ideias e comunicação dos resultados.

 

Utilizando como base a construção do Sprouty, uma estufa automatizada para germinação e incubação de plantas em espaços interiores, o processo educativo compromete-se a criar um plano educativo STEM adaptável às necessidades e disponibilidade de cada Escola e de cada aluno.

Modelo com as principais etapas da abordagem STEM

O Sprouty

O Sprouty é um equipamento dotado de várias funções com o objetivo de servir de mini-estufa automatizada para a germinação e incubação de sementes e plantas ao mesmo tempo que serve como um apoio aos conteúdos pedagógicos abordados durante as sessões.


Desenvolvido com o intuito de criar relações de interdependência entre si e os utilizadores, este é um produto que alia tecnologia à produção alimentar, materializando de forma simples e direta a fusão entre tecnologia e produção alimentar, explorada no decorrer deste processo educativo.

Sprouty

A sua ligação à APP Farmcode permite que crianças e monitores possam controlar parâmetros como ar, luz, temperatura, ventilação e consequentemente a necessidade de rega através do telemóvel, tablet ou pc.

O contacto diário das crianças com este “equipamento vivo” torna este num processo mágico para as crianças, pois a partir desta estufa automatizada são abordados temas fundamentais para o futuro do planeta de forma bastante prática e interativa que resulta na transformação de espaços não cultivados em espaços produtivos quer seja na escola, em casa, ou até na sua cidade.

Tipologia das aulas

O processo educativo Farmcode, consiste num conjunto de aulas que se dividem em 3 temas centrais (Indústria alimentar, desenvolvimento das plantas, Engenharia e tecnologia) apresentando um conjunto de atividades para cada um dos temas.

As atividades propostas variam de tipologia e duração, sendo flexíveis e adaptáveis ao contexto individual de cada escola, turma e aluno/a.

As aulas devem culminar na cocriação de um berçário de espécies vegetais automatizado, que poderá ficar na escola, de forma a incentivar projetos futuros.

As aulas poderão ter tipologias diferentes dividindo-se em:

  • Presenciais: expositivas, com atividades e exercícios interativos a realizar no âmbito na sala de aula, montagem de componentes do Sprouty.
  • Não presenciais: Atividades em estilo missão para realizar em casa.
  • Visita de estudo a locais de interesse para o tema.
plano pode ser adaptado e customizado*

Impactos e Mais-valias

O projeto Farmcode operacionaliza grande parte daquelas que são as metas da UNESCO até 2030, não só pelas áreas que aborda, mas também como o faz.


Se por um lado é totalmente direcionado para a redução da pegada ecológica pelo incentivo à produção local e comer sazonalmente, existe por outro lado a chamada à ação de crianças e jovens a fundirem tecnologia com estes processos de modo a otimizar estes e a perceber a sua utilidade prática na resolução de problemas locais e globais.

Acreditamos que o desenvolvimento destas temáticas tem poder impactante nos objetivos:


Objetivo 4: Educação de qualidade
Objetivo 11: Cidades e comunidades sustentáveis
Objetivo 12: Produção e Consumo Sustentáveis
Objetivo 13: Ação Climática
Objetivo 15: Proteger a Vida Terrestre

Interessad@ em tornar a sua escola FarmCoder?